À flor da pele

Por Anna Rombino e Ru Arriaza

Cada dia esta mais comum ver jovens com tatuagens. Antigamente uma pessoa se tatuava lá pela casa dos 30 até máximo 40 anos. Hoje logo após os 18 anos, já vemos pessoas tatuadas. Conversamos com um tatuador para checar qual a visão dele:Imagem

Erik Braz tem 38 anos e é tatuador há 16. Fez publicidade e propaganda  no Mackenzie, trabalhou como designer gráfico, acabou não gostando, e caiu no mundo dos tatuadores.

Alemdoetc: Você já fez tatuagens em menores de idade, mesmo quando era permitido?

Erik Braz:  Tatuar menor é encrenca, porquê eu não tenho como garantir o que o cara quer, não tenho como garantir que ele não vai se arrepender, é algo muito complicado, tatuagem é pra vida toda. Eu concordo com a lei que impede menores de serem tatuados, ela não faz diferença nas minhas contas. Isso até me lembra uma história, teve uma garota que veio aqui com a mãe aos 17 anos, e mesmo depois de seis meses que eu ainda não tinha concordado em tatua-la e ela saiu chorando. Mas no dia em que ela fez 18 ela veio aqui e disse, agora eu vou fazer e eu respondi: “Agora eu faço!”

Alemdoetc: Já convenceu alguém a não se tatuar?

Erik : Já mandei muita gente para casa, e por várias razões. As vezes o cara quer tatuar algo incrivelmente tosco que é óbvio que ele vai se arrepender, desenhos feios, já veio gente pedir para tatuar folha de maconha no braço e eu falei :” Cara, não tatua isso, vai te dar problema depois”. Lógico que eu tento não dar muito pitaco, mas eu quero meus clientes satisfeitos.

Alemdoetc: O que mais se tatua ultimamente?

Erik: A onda da vez é o símbolo do infinito, já foram ideogramas, “fulano ciclano” amor eterno.


Imagem

Alemdoetc: Uma tatuagem descreve uma pessoa?

Erik: Não,de forma alguma. Tatuagem não é código de barras. Não é por que você tem tatuagem de caveira que você é bandido, e não é porquê você não tem nenhuma tatuagem que você é uma pessoa boa. Olha para Brasília por exemplo, é muito difícil encontrar um político tatuado, honesto então, é quase impossível. Existe um preconceito ridículo que esta caindo conforme as gerações vão passando, os meus pais foram até tranqüilos com o fato de eu ter tatuagens, assim como eu acredito que daqui para frente vai ser algo cada vez mais comum. Tatuagens não descrevem pessoas, pessoas se descrevem sozinhas.

Alemdoetc :Você já recusou algum trabalho em especial? 

Erik: Você diz algo polêmico? Nunca tive que precisar. Jamais veio alguém me pedir algo que eu considerasse muito pesado a ponto que eu fosse dizer : “Não cara, você vai ter que procurar outro tatuador porquê isso aí é errado.”  E se aparecesse eu iria considerar muito o motivo da pessoa, por exemplo se fosse uma suástica. Originalmente ela é um símbolo de força, mas os alemães da segunda guerra a tornaram um símbolo de ódio. Claro, existe a diferença que as duas são invertidas em comparação, a nazista é virada para a esquerda e a hindu para direita. Mas é preciso analisar muito bem.
Imagem
Alemdoetc: Quais os cuidados que são necessários para uma tatuagem? 

Erik:Evitar praia, piscina, e sol, por pelo menos um mês. A pele  esta passando por um processo de cicatrização e logo esta muito sensível, hidrate bem.

Alemdoetc: É fato que não podemos ingerir certos alimentos nem consumir álcool?

Erik: Mito. Eu tenho um cliente que já fez 12 sessões comigo, e é de lei, ele acaba a sessão e vai comer sua feijoada. O que pode acontecer é a sua pele rejeitar a tinta, mas , isso só acontece se você come alimentos que naturalmente não te fazem bem. Por exemplo,  se você fica com espinhas quando come chocolate, e a tatuagem é basicamente uma ferida, adivinha aonde é que vão nascer as malditas espinhas? No local mais debilitado do seu corpo, e sobre o álcool o problema seria encher a lata e acabar caindo e se ralando todo na área da tatuagem (risos).

Alemdoetc: Se a pessoa quer remover a tatuagem, como ela faz? E onde mais dói tatuar? 

Erik: Olha, depende do motivo, se for porquê a tattoo ficou feia, então ela pode ser reformada ou coberta por outra tatuagem. Se ela for inadequada tanto pelo desenho quanto pelo local tem que ser removida a laser, eu sempre recomendo que aqueles que desejem retirar tatuagens devam consultar dermatologistas que podem indicar o melhor tratamento. E sobre dor, sem dúvida pé e costela, lá são os lugares mais sensíveis para isso, os mais tranqüilos são a parte externa do braço e a batata da perna.

Erik Braz pode ser encontrado via facebook para maiores perguntas ou pelo seu site

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s