O mundo do UFC

Por Gabriela Netto e Júlia Brisset

O MMA (Mixed Martial Arts, artes marciais mistas) é um esporte de combate do tipo full contact que cobre uma diversidade enorme de técnicas de lutas, como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos e técnicas de imobilização, é uma evolução do que antigamente era conhecido por Vale-tudo. De acordo com a evolução do esporte, o MMA vem se tornando um estilo de luta definido, porém esse estilo envolve praticamente todas as outras modalidades de lutas, por exemplo, o taekwondo, muay thai e boxe (nos golpes em pé), jiu-jitsu e judô (nos golpes no chão e finalizações).

Nas famosas lutas de MMA, como no UFC (Ultimate Fighting Championship, maior entidade que promove eventos de MMA no mundo, com combates disputados em octógonos), existem várias formas para decidir o vencedor de uma luta.

Desde a criação do UFC, em 1993, o Brasil é, ao lado dos EUA, o país dominante no evento, tendo alguns dos melhores e mais laureados atletas a subir no lendário octógono. Desde Royce Gracie, os lutadores brasileiros são reconhecidos como os mais talentosos e perigosos do MMA. Atualmente o Brasil está realizando um feito inédito, conquistou quatro cinturões, Anderson Silva, considerado o melhor lutador do mundo atualmente na categoria peso-médio, Júnior Cigano peso-pesado, José Aldo no peso-pena e Renan Barão no peso-galo.
Com todo esse sucesso brasileiro, no dia 13 de outubro irá acontecer o UFC Rio 3, onde irá promover o confronto entre José Aldo e Erik Koch, valendo o cinturão do peso-pena. Além disso, a organização anunciou o retorno de Vitor Belfort. As outras lutas já confirmadas são:

Imagem

José Aldo campeão do peso-pena.

CARD PRINCIPAL

José Aldo (foto) x Erik Koch

Vitor Belfort x Alan Belcher

Quinton “Rampage” Jackson x Glover Teixeira

Jon Fitch x Erick Silva

Demian Maia x Rick Story

CARD PRELIMINAR

Rony Jason x Sam Sicilia

Gabriel “Napão” Gonzaga x Geronimo “Mondragon” dos Santos

Diego Brandão x Joey Gambino

Francisco “Massaranduba” x Gleison Tibau

Sergio Moraes x Reneé Forte

Luiz “Banha” Cane x Chris Camozzi

Cristiano Marcello x Reza Mada

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s