Por dentro da NFL


Por  João Vieira e Nayara Zogheib

A National Football League (NFL) é a maior liga de futebol americano do mundo, com trinta e dois times nos Estados Unidos. Em termos de renda e número de fãs, a NFL é a maior liga de esportes na América do Norte.

Hoje em dia a liga está organizada em duas conferências: a Conferência Nacional (NFC) e a Conferência Americana (AFC), sendo que em cada uma das conferências há quatro divisðes (Norte, Sul, Leste, e Oeste), com quatro times por divisão.

A pré-temporada é entre agosto e setembro cada equipe faz quatro jogos de exibição. Os jogos são úteis para novos jogadores que não estão acostumados em jogar para um grande público. Os dirigentes usam os jogos para avaliar jogadores recém-contratados. Os veteranos geralmente jogam apenas aproximadamente um período para diminuir o risco de contusões.

A temporada regular é disputada entre os meses de setembro e dezembro, cada rodada tem 16 jogos ao longo das 17 semanas, sendo que cada time tem direito a ter uma semana de folga. As rodadas da NFL acontecem nos finais das semanas, com a maioria aos domingos, incluindo o famoso Sunday Night Football e na segunda-feira acontece outra tradição do futebol americano, o Monday Night Football, um único jogo é exibido apenas pela ESPN.

Os playoffs (ou mata-matas) são disputados no mês de janeiro. É disputada em jogos únicos por 12 times, os 8 campeões das 8 divisões, mais os 2 melhores de cada conferência que não ganharam sua divisão (o chamado Wild-Card). Os playoffs de cada conferência são separados e disputados por seis times cada.

O Super Bowl é como é chamada a final da NFL. Disputado em um jogo único sempre no primeiro domingo de fevereiro em uma sede pré definida. Os campeões da American Conference e da National Conference decidem o campeonato.

A temporada 2012/2013 tem como primeiro jogo da temporada, o atual campeão New York Giants receberá o Dallas Cowboys, seu maior rival, no Metlife Stadium. O jogo será inusitadamente numa quarta-feira (05/08), por conta de um discurso presidencial de Barack Obama, na Convenção Anual Democrata.

No domingo(09/08), o Sunday Night Football coloca frente à frente Pittsburgh Steelers contra o Denver Broncos de Peyton Manning, provavelmente a partida mais aguardada da rodada. Na segunda (10/08), dois jogos: o promissor Bengals encara o sempre poderoso Ravens, em confronto de divisão, que precede o Monday Night Football entre San Diego Chargers e Oakland Raiders, partida de grande rivalidade.

Os times que merecem destaque nessa nova temporada são: New York Giants,atual campeão do Super Bowl o Giants pertence a Divisão Leste da Conferência Nacional (National Football Conference) na Liga Nacional(NFL), é o 4º time mais valioso da liga (US$1,178 bilhão); New England Patriots, vice-campeão do ultimo Super Bowl o Patriots faz parte da AFC East da American Football Conference, contando com o melhor QB da liga Tom Brady vencendo nada menos que 3 Super Bowls e o San Francisco 49rs, que  ano passado chegou aos playoffs realizando um do melhores jogos da história da NFL contra o New Orleans Saints perdeu na semi-final, mas nessa temporada contratou ótimos jogadores e vem forte na briga pelo título.

 Playoffs da temporada passada – San Francisco 49ers x New Orleans Saints: sábado, 14 Janeiro de 2012
Para saber mais um pouco sobre as regras e posições entre no site.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s