A onda impossível finalmente tem um novo campeão

Por Gabriela Netto e Julia Brisset

Teahupoo é uma onda para poucos. Entrou no Circuito Mundial em 1999, mas apenas nove surfistas já conseguiram dominá-la. Desde 2008, com Bruno Santos, a lista de campeões não ganhava um nome novo. Kelly Slater, com quatro vitórias, Andy Irons (morto em 2010) e Bobby Martinez, com duas, são os maiores vencedores da etapa, neste ano conquistada pelo australiano Mick Fanning.
Irons conquistou ali sua última vitória na carreira. O havaiano morreu três meses depois, em um quarto de hotel, após uma parada cardíaca. Tinha vencido também em 2002, ano em que ergueu o primeiro de seus três canecos mundiais.  Hoje, o nome do troféu de melhor performance no Taiti é: “Andy Irons Award”.
Depois de derrubar Kelly Slater e Taj Burrow, Ricardinho dos Santos, convidado no Taiti, entrou nas quartas de final transbordando confiança. O adversário seguinte era Mick Fanning, bicampeão do mundo e líder da temporada. Durante 29 dos 30 minutos dentro d’água, o brasileiro liderou o duelo. A um minuto do fim, o australiano tirou uma nota 10,00 em um tubo e se garantiu nas semifinais da etapa de Teahupoo, quinta do Circuito Mundial.

Dono de um nota 10,00 nas oitavas, Gabriel Medina não conseguiu mais do que 2,50 em sua melhor onda nesta segunda-feira 27 de setembro e se despediu da etapa de Teahupoo nas quartas de final. O havaiano John John Florence, quinto do ranking, não teve lá muito trabalho para se classificar: venceu por combinação, a “goleada” no surfe: 16,17 a 4,17.
Com isso, o Brasil se despede da quinta das dez etapas do Circuito Mundial 2012. Mais cedo, também nas quartas, Ricardinho dos Santos foi derrotado pelo australiano Mick Fanning. Adriano de Souza, o Mineirinho, Miguel Pupo, Alejo Muniz e Heitor Alves perderam na terceira fase.
John John e Medina são as duas maiores revelações do Circuito Mundial. Entraram na elite juntos, no meio do ano passado

.Imagem

A próxima etapa do Circuito Mundial 2012 começa no dia 16 de setembro, em Trestles, na Califórnia. De lá, o campeonato segue para França, Portugal, Santa Cruz (Califórnia, EUA) e Havaí.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s