ATÉ AGORA, O QUE SE ESPERA.

Divulgação STF

Por Alexandra Papini, Felipe Neves, Gerson S. Camargo, Lys Silva

O julgamento do mensalão chega a seu décimo sexto dia. Nesta quinta, 30, se encerrou a primeira rodada de votações entre os ministros do Supremo Tribunal Federal. O voto do presidente da casa, Carlos Ayres Britto, sacramentou a condenação do petista João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, do publicitário Marcos Valério e de seus sócios, e do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato. São os primeiros cinco condenados da ação penal.
No início do julgamento, o relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, polarizou opiniões com o revisor Ricardo Lewandowski sobre a forma com que os votos seriam apresentados. Essa divergência se refletiu na votação dos dois magistrados. Lewandowski votou pela absolvição de João Paulo Cunha de suas acusações, bem como isentou Marcos Valério e seus sócios dos crimes envolvendo a Câmara.

Barbosa condenou todos em todos os crimes, seguido por mais nove ministros, que, exceto algumas exceções, tiveram a mesma postura que ele. Somente Dias Toffoli igualou seus votos ao do revisor da ação. O que se viu nas duas últimas seções do júri foi uma verdadeira demonstração de seriedade por parte dos magistrados, marcada principalmente pelo curto, porém extremamente eficiente, voto de César Peluso, ministro que se aposenta compulsoriamente do Supremo nesta semana. Os réus envolvidos que tiveram seus crimes devidamente provados foram julgados de forma quase que unânime.
O que se espera é que essa postura do Supremo seja levada adiante. Até por que, os casos mais graves, como o envolvimento de José Dirceu, ainda serão julgados, e necessitarão de mais seriedade e energia ainda por parte do Judiciário, requisitos que, até aqui, não têm faltado nos discursos dos magistrados.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s