70 anos de Caetano Veloso: Brasilidade a cada verso

Por Luciana Lima

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, ou para mim, para você e para o mundo inteiro simplesmente Caetano Veloso, completa nesse mês de Agosto 70 anos. Com mais de quatro décadas de carreira é um dos principais nomes da Música Popular Brasileira.

Influenciado por nomes como Luiz Gonzaga e Noel Rosa, desde pequeno demonstrou gosto pela música e encantava a família e os amigos com suas apresentações em festas familiares. Na década de 60 muda-se da Bahia para o Rio de Janeiro, e começa sua efervescência no mundo da música. Nesse período conhece os nomes que seriam seus grandes parceiros de  jornada musical, como Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé.

Caetano, assim como muitos outros artistas da MPB, ficou conhecido Brasil afora, devido suas apresentações em festivais, fechando uma Era muito promissora para música brasileira, quando a cada festival uma novidade era encontrada.

Não podemos esquecer também a contribuição para o cenário musical e político que foi o Tropicalismo, movimento cultural, que teve Veloso como seu mentor e influenciou desde música até cinema. Nascido em pleno auge da ditadura militar, o Tropicalismo, foi usado como instrumento de denúncia e resistência ao regime, com vários de seus integrantes tendo sido presos e exilados, inclusive Caetano.

Sem dúvidas, Caetano Veloso é um dos mais importantes nomes quando se pensa em MPB, tanto antigamente quanto nos dias de hoje. Suas canções imortalizaram traços marcantes do Brasil e da cultura brasileira, seu talento e sua criatividade ficaram marcados no cenário musical e ainda hoje ele pode ser considerado uma das personalidades mais influentes no meio intelectual e político.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s