Putin Riot!

Foto:Divulgação

Por Luiz Aires e Raíssa Basílio

Quanta importância ainda tem o movimento Punk? O que parecia ser apenas um protesto inofensivo acabou se tornando muito maior. Quando a banda russa Pussy Riot fez um protesto contra o governo Putin na catedral de Cristo Salvador, o intuito era uma crítica à corrupção e os fortes lassos entre o Estado e a Igreja Ortodoxa da Rússia. O resultado foi de certa forma, o esperado: uma demonstração do exagero de força por parte do regime de Vladimir Putin.

Na segunda metade da década de 70, o movimento Punk surgiu nos Estados Unidos e principalmente no Reino Unido, como um movimento de contracultura que ilustrava a realidade social de camadas mais populares. Bandas como Sex Pistols e The Clash chocavam tanto por seu visual quanto pela crítica política.

As jovens da banda  Pussy Riot Nadezhda Tolokonnikova, Maria Alyokhina e Yekaterina Samutsevich foram condenadas a dois anos de prisão por vandalismo motivado por ódio religioso. De acordo com a juíza Marina Syrova, foi um ato premeditado, as acusadas não demonstraram remorso e se negam a pedir perdão à Putin.

Imagens do protesto

Outros artistas com Paul McCartney, Madonna e Red Hot Chili Peppers, a Anistia Internacional, o movimento feminista Femen e o líder da oposição russa e enxadrista Garry Kasparov demonstraram suporte as integrantes da banda.

O que se vê aqui é algo que não acontecia 40 anos atrás. Em uma sociedade que não se impressiona com a ousadia desse tipo de movimento, o que choca o ocidente é a forma excessiva com que o governo Putin trata, não a essa banda Punk, mas a qualquer dissidente.

Defesa da banda

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s