Por que Elvis?

Por Luiz Aires e Raissa Basílio

O Rei do Rock deixou um legado que fala por si mesmo. Mesmo após sua morte, Elvis e sua obra ainda rendem frutos: entre os anos de 2010 e 2011 seus trabalhos geraram ao seu espólio a quantia de US$ 55 milhões. Esse pequeno quadro demonstra o óbvio apelo em torno da figura de Elvis Presley.

Foto: http://www.elvispresleyfcbrazil.com/

Tudo ao seu redor inspira fascínio, desde o início. O cantor de R&B branco, mas com voz de negro, a transgressão, o apelo sexual, o rock. Mesmo não sendo o primeiro, nem possuir qualquer habilidade musical que lhe fosse única, ou que o destacasse dos demais. Chuck Berry era um excelente guitarrista, Buddy Holly escrevia suas próprias músicas, Jerry Lee Lewis tinha o flerte com o imaginário sexual das jovens adolescentes, Johnny Cash era o bad boy e Bill Halley já tinha seu filme de sucesso.

O que fez Elvis Aaron Presley ser um dos principais ícones da cultura pop é o fato de juntar todos esses atributos em uma figura só. É por definição, o primeiro rock star, com a rebeldia, as extravagâncias, a controvérsia aliadas as grandes qualidades de um excelente cantor.

Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore, pelo baixista Bill Black e pelo baterista D.J. Fontana, Presley se estabeleceu primeiramente como um interprete de rhythm & blues, rockabilly e gospel. O salto para o rock ‘n roll foi rápido e a influência sobre os jovens adolescentes foi assoladora. Se não haveria rock sem os Rolling Stones e se a música pop não seria a mesma sem os Beatles, nem um dos dois existiria sem a extrema admiração e inspiração de Elvis.

Nessa semana, do aniversário de 35 anos de sua morte, acontece mais uma Elvis Week, que marca a celebração de Elvis, sua vida e sua obra. Nesse ano, são esperadas 75 mil pessoas em torno de Graceland, a mansão de Elvis em Memphis, que participarão de vigílias, exposições além da já esperada presença de inúmeros covers de Elvis Presley. O rei voltou para casa, e seus súditos voltaram para reverenciá-lo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s